Correio de Caraá - O jornal digital do Berço das Aguas.

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024
Alves Advocacia
Alves Advocacia

Notícias Cultura

MuseCom lança “Manual de boas práticas na gestão de acervos de películas cinematográficas” na Feira do Livro de Porto Alegre

Instituição junta-se à Cinemateca Brasileira e ao Museu de Arte Moderna do RJ, precursores na produção de literatura técnica sobre o tema

MuseCom lança “Manual de boas práticas na gestão de acervos de películas cinematográficas” na Feira do Livro de Porto Alegre
Cesar Carames/MuseCom
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), lança na próxima terça-feira (12), na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, o “Manual de boas práticas na gestão de acervos de películas cinematográficas”. A publicação traz rotinas e procedimentos de conservação preventiva, documentação e difusão de acervos, e compila orientações técnicas com base na Política de Acervos e na experiência da instituição na gestão de coleções em película cinematográfica.
Com a iniciativa, o MuseCom junta-se à Cinemateca Brasileira e ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) como um dos precursores na produção de literatura técnica sobre o tema. O livro será distribuído de forma gratuita na feira. O lançamento e a sessão de autógrafos serão na Praça de Autógrafos Gerdau, a partir das 16h. Na oportunidade, também será lançada a versão digital da publicação, que ficará disponível no site do MuseCom (www.musecom.br). 
“O Manual nasceu de um documento técnico, interno, e é fruto de um esforço coletivo da equipe técnica do MuseCom. O desafio foi adaptar sua linguagem para uma publicação. Este processo foi de aprendizado e, mais do que isso, uma oportunidade para refletirmos sobre nossas próprias práticas, pensar em ajustes, em aprimoramentos. O trabalho de conservação e de inventário dos acervos em um museu é contínuo e o tempo pode ser escasso para isso. A produção do livro proporcionou esta oportunidade”, explica a historiadora do MuseCom e coautora do Manual, Estela Galmarino.
Publicidade

Leia Também:

A publicação traz um modelo de referência quanto aos cuidados preliminares na incorporação de acervos fílmicos e aborda os parâmetros trabalhados no monitoramento ambiental da reserva técnica de cinema. O exame técnico de películas em suporte de acetato e nitrato de celulose também é exemplificado no livro. As autoras Estela Galmarino e Vívian Eiko Fujisawa, arquivista do Museu, seguem as recomendações técnicas adotadas pela Cinemateca Brasileira e pela Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF). 
“A publicação consolida o compromisso do MuseCom e da Sedac no escopo da preservação audiovisual no Rio Grande do Sul, alçando a instituição ao seleto grupo de instituições de memória que possuem produção técnica sobre o tema. Elaborar este material também reforça nossa responsabilidade com os profissionais do setor, colocando nossos processos e modelos à disposição para auxiliar no avanço e reflexão de outras instituições e, sobretudo, multiplicando no nosso ambiente interno uma prática de alto grau de refinamento técnico”, destaca o diretor e museólogo do MuseCom, Welington Silva.
Serviço
Evento: Lançamento e sessão de autógrafos do “Manual de boas práticas na gestão de acervos de películas cinematográficas”
Data: 12 de novembro
Horário: 16h
Local: Praça de Autógrafos Gerdau - 70ª Feira do Livro de Porto Alegre
Evento gratuito
FONTE/CRÉDITOS: SARA GOLDSCHMIDT | ASCOM SEDAC
Comentários:
Ildo Haenck

Publicado por:

Ildo Haenck

Criador(a) de conteúdo digital

Saiba Mais
Claudir Automóveis
Claudir Automóveis

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )