noticias Seja bem vindo ao nosso site correiodecaraa.com.br!

Cultura

Assinatura de Ordem de Serviço dá início à requalificação da Biblioteca Pública do Estado

Serão investidos mais de R$ 12 milhões em ações de reforma e de adaptação do prédio

Publicada em 17/04/25 às 13:39h - 29 visualizações

Pedro Neves / Ascom Sedac


Compartilhe
Compartilhar a noticia Assinatura de Ordem de Serviço dá início à requalificação da Biblioteca Pública do Estado  Compartilhar a noticia Assinatura de Ordem de Serviço dá início à requalificação da Biblioteca Pública do Estado  Compartilhar a noticia Assinatura de Ordem de Serviço dá início à requalificação da Biblioteca Pública do Estado

Link da Notícia:

Assinatura de Ordem de Serviço dá início à requalificação da Biblioteca Pública do Estado
 (Foto: Solange Brum / Ascom Sedac.)
A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, assinou, na manhã desta quinta-feira (17/4), a Ordem de Serviço para início do restauro, conservação e requalificação de espaços da Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Serão investidos cerca de R$ 12 milhões em modernização das redes elétrica e hidráulica, implantação de climatização e melhorias na acessibilidade, incluindo a instalação de um novo elevador.

“Eu fico muito feliz em poder fazer essa entrega aqui para nossa Biblioteca Pública do Estado, assim como nós temos feito com todas as instituições culturais da Sedac e suas vinculadas”, afirmou a secretária. Ela ainda ressaltou que todos os equipamentos culturais de responsabilidade da Sedac receberam investimentos, tendo como objetivo acolher a sociedade de forma adequada e proporcionar dignidade para os colaboradores que atuam nessas instituições. “É um trabalho que não se limita a uma única frente de ação. Estamos conseguindo evoluir em todos esses sentidos, desde 2019 até aqui”, completou.

Além das intervenções de atualização de elementos físicos, está prevista a renovação dos pisos de madeira, escadas de ferro, esquadrias, fachadas (inclusive a principal), pátio interno e fonte. Segundo o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, a Biblioteca Pública é um ícone cultural do Estado, tanto por ser a principal biblioteca pública do Rio Grande do Sul, guardando um grande acervo bibliográfico histórico e contemporâneo, quanto pelo valor arquitetônico e artístico da construção. “Essa obra vai requalificar um prédio que pertence a toda a sociedade, realizando melhorias para que ele possa ser utilizado dentro das necessidades contemporâneas, de uma forma bastante ampla”, acrescentou.

Por ser uma edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os procedimentos de restauro e requalificação deverão seguir o estudo técnico elaborado por uma empresa de engenharia especializada, a Arquium Engenharia, conforme os preceitos de restauração preexistente e de adaptação às necessidades atuais, sem que isso ocasione uma descaracterização do local. Após a celebração da Ordem de Serviço, a expectativa é que o serviço seja iniciado ainda no mês de abril, quando a BPE completa 154 anos, com a mobilização das equipes para montagem do canteiro de obras.

Ainda na mesma ocasião, foi anunciado o lançamento do Prêmio Minuano de Literatura 2025, concurso que busca valorizar a produção gaúcha literária contemporânea.

Estavam presentes também o secretário-adjunto da Cultura, Benhur Bortolotto, a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Ana Maria de Souza, o diretor do Instituto Estadual do Livro e do Departamento do Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Silvio Bento, a diretora do Departamento Administrativo da Sedac, Denise Gress, o diretor da empresa de engenharia responsável pela obra, Paulo Walter da Luz, o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, Renato Savoldi, o presidente da Associação dos Amigos da BPE, Alcides Mandelli Stumpf, o superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Rafael Passos e o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51)990085855

Visitas: 38097
Usuários Online: 30
Copyright (c) 2025 - correiodecaraa.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!