A premiação tem como objetivo promover a literatura produzida por autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, bem como valorizar editoras sediadas no Estado. Interessados podem se candidatar através do formulário online, no blog do IEL, até às 18h do dia 13 de junho de 2025.
Para concorrer, as obras devem ter sido publicadas em 2024, sendo o prêmio dividido nas categorias “Infantil”, “Juvenil”, “Não Ficção”, “Narrativa Curta”, “Narrativa Longa” e “Poesia”. O vencedor de cada categoria receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. Além disso, o livro que receber o título de “Livro do Ano” receberá também um prêmio de R$ 10 mil. Mais informações sobre as condições de participação e processo seletivo podem ser conferidas no regulamento.
Segundo o diretor do IEL e do Departamento do Livro, Leitura e Literatura (DLLL), Silvio Bento, o Prêmio Minuano de Literatura se configura como um importante estímulo e fomento, não somente aos escritores, mas para toda a cadeia produtiva do livro. “A Sedac, por meio do IEL, reafirma seu compromisso em promover a leitura, em dar visibilidade à produção literária gaúcha e, desse modo, contribuir com o desenvolvimento sociocultural da comunidade”, ressaltou.