A Rota da Lã é um arranjo colaborativo de desenvolvimento regional organizado para promover e divulgar a lã como parte da sociobiodiversidade do bioma Pampa. O artesanato em lã é o patrimônio cultural que fomenta alternativas para o turismo rural, preservando tradições e agregando valor aos produtos e serviços. A Rota da Lã surge como um espaço de encontro e troca de experiências entre a artesania e seu território, proporcionando para o público a oportunidades de vivenciar a cultura da lã.
A iniciativa realiza de 16 e 17 maio, o 1º Encontro das Mulheres de Fibra da Lã, em Lavras do Sul (RS). O evento marca um momento histórico para o artesanato em lã no Rio Grande do Sul. A atração reunirá artesãs de diferentes municípios que passam a integrar a Rota da Lã, fortalecendo a Rede Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS e a implementação do Museu da Lã, museu de território. O encontro inclui atividades de formação e caminhada ecológica na beira do Rio Camaquâ.
O Inventário dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul, iniciativa do Lãs do RS, elabora o panorama da produção da lã no Estado a partir da perspectiva dos conhecimentos ancestrais desta cultura. Seu objetivo é mapear, identificar e registrar artesãos, suas técnicas e seu território, a fim de apontar diretrizes para a valorização e salvaguarda do ecossistema da cultura da lã no extremo sul do Brasil.
"O evento é a conexão entre passado, presente e futuro, destacando o protagonismo feminino na preservação e ressignificação desta tradição", destaca uma das organizadoras, Letícia de Cássia. "É um mundo de cuidados e afetos com o trabalho em lã", complementa. Participarão conjuntamente com as artesãs de Lavras do Sul, profissionais vindos de Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Jaguarão, Mostardas, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Miguel das Missões, entre outros municípios, cada uma trazendo consigo histórias, técnicas e saberes transmitidos por gerações.
Nos meses de março e abril, as equipes da Gestio e Pangea Cultural realizaram uma jornada pelo Pampa, construindo a Rota da Lã. Governos locais, comerciantes e artesãos passarão a integrar os roteiros turísticos propostos pelo projeto, proporcionando experiências com a lã, patrimônio genuinamente regional. Até o momento, os parceiros do projeto são os municípios de Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Mostardas, Rosário do Sul e São Gabriel.
Fibra natural obtida somente das ovelhas, a lã é utilizada para produzir uma variedade de produtos, desde roupas, itens de decoração e até isolamentos térmicos. O Rio Grande do Sul é responsável por mais de 90% da produção nacional de lã. Essa matéria-prima é uma tradição do povo gaúcho, historicamente representada no seu cotidiano econômico e cultural. As mulheres, em sua grande maioria, preservam esse saber e fazer ancestral que, até hoje, gera renda para suas famílias, por meio da produção do artesanato tradicional e de referência cultural.
“Rota da Lã” é uma realização da Gestio e Pangea Cultural, em parceria com a APATUR, Ecoarte e Emater-RS/Ascar. Financiamento: Sistema Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei Complementar no 195/2022, Lei Paulo Gustavo, Governo Federal.
Já o Inventário dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul é realizado pela Pangea Cultural e Gestio em parceria com a Emater/RS-Ascar, com financiamento do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Sistema Pró-Cultura.
Participantes:
Clair Schneid, Clara Luz, Flávia Pinho Alves e Iara Silveira (Bagé)
Marta Teixeira (Caçapava do Sul)
Nilva Elsher Schneid (Candiota)
Sandra Rufino (Dom Pedrito)
Maria Goretti (Hulha Negra)
Caia Aguiar Pinto, Joana Mendes Oliveira e Marisa Silveira (Jaguarão)
Associação Tecelagem Lavrense | 28 artesãs (Lavras do Sul)
Rosa Helena (Lavras do Sul)
Noemi dos Santos Lemos (Mostardas)
Isabel Camargo e Mara Glaci Gomes Brondani (Rosário do Sul)
Eva Kuffner (São Borja)
Ana Marques (São Gabriel)
Dalva Mothci (São Miguel das Missões)
Serviço
Rota da Lã apresenta 1º Encontro Mulheres de Fibra da Lã
Quando: 16 e 17 maio de 2025 em Lavras do Sul (RS)
Instagram: @lasdors
Facebook: /lasdors
Rota da Lã e Inventário dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul
Equipe:
Eliane Simões Pires Pacheco
Letícia de Cássia de Costa de Oliveira
Kátia Samara Ritta da Silva
Isidoro B. Guggiana
Airton Jordani Filho
Carol Biberg Maia
Carmem Aparecida Fernandes da Silva
Iris Santos Borges
Amanda Mensch Eltz
Luciana da Costa de Oliveira
Juliana Mohr dos Santos