A Prefeitura de São Francisco de Paula abriu as inscrições para o 32º Ronco do Bugio, evento que acontece nos dias 29 e 30 de agosto de 2025, no CTG Rodeio Serrano, localizado na Rua Benjamin Constant, n° 582, Bairro Centro. A iniciativa celebra o bugio, único ritmo musical com origem reconhecidamente gaúcha, nascido nos Campos de Cima da Serra, e que se tornou símbolo cultural do município.
As inscrições seguem até o dia 6 de julho e devem ser feitas exclusivamente por e-mail, pelo endereço roncodobugiosaochico@gmail.com.
Reproduzimos a seguir, alguns aspectos do Regulamento do festival:
FASE LOCAL
1. Com o intuito de valorizar os artistas de São Francisco de Paula, o 32° Ronco do Bugio contará com a chamada Fase Local, a ser realizada no dia 29 de agosto de 2025 (Sexta-Feira), com 10 (dez) composições concorrentes, cujos autores de letra, de melodia e a interpretação sejam pessoas pessoa nascida ou que resida em São Francisco de Paula, no mínimo, 03 (três) anos, mediante apresentação de documento de comprovante.
2. As concorrentes da Fase Local, apresentadas no dia 29 de agosto (sexta-feira), à Comissão Julgadora escolherá 04 (quatro) bugios, que passarão automaticamente para a Fase Geral que ocorrerá no sábado, dia 30 de agosto (sábado), concorrendo em igualdade de condições com as demais.
3. Haverá uma premiação exclusiva para os 04 (quatro) bugios selecionados na “Fase Local”, onde apenas 01 (um) bugio receberá prêmio denominado Ronco da Terra.
FASE GERAL
4. No dia 30 de agosto sábado serão apresentadas as 10 (dez) concorrentes da Fase Geral previamente escolhidas pela comissão julgadora e as 04 (quatro) músicas concorrentes classificadas da Fase Local, formando assim as 14 (quatorze) concorrentes finalistas que disputarão as premiações do Festival em apresentação única.
5. As 14 (quatorze) músicas selecionadas que estarão na Fase Geral, serão escolhidos pela comissão julgadora, as 03 (três) primeiras músicas vencedoras com o destaque de: 3°, 2° e 1° Lugares.
6. Das 14 (quatorze) músicas selecionadas na Fase Geral, será escolhido pela comissão julgadora, o instrumentista destaque que será premiado com a distinção da categoria Melhor Instrumentista.
7. Das 14 (quatorze) músicas selecionadas na Fase Geral, será escolhido pela comissão julgadora o interprete destaque que será premiado com a distinção da categoria Melhor Intérprete.
8. Das 14 (quatorze) músicas selecionadas na Fase Geral, será escolhido pela comissão julgadora a música destaque que será premiado com a distinção da categoria Música Mais Popular.
CATEGORIA INSTRUMENTAL DE GAITA
9. O 32° Ronco do Bugio apresenta uma nova categoria de premiação, que será escolhida pela comissão julgadora, onde deverá ser realizada inscrições previamente para a apresentação individual e inédita de música bugio, apenas na forma instrumentista de gaita.
10. O concorrente deverá enviar na inscrição a identificação da música instrumental de gaita que concorrerá, das músicas inscritas serão selecionadas 03 (três) bugios de instrumental de gaita, para se apresentarem no dia 29 de agosto de 2025 (Sexta-Feira).
11. Um dos concorrentes receberá a premiação de melhor bugio Instrumental de Gaita, no Sábado dia 30 de agosto de 2025.
12. Todos os músicos poderão se inscrever nesta categoria, independente de estarem se apresentando com grupos classificados ou não.
13. O músico que enviar a sua autoria (música), terá que se fazer presente no evento para defende-la na presença dos jurados do festival.
14. Não será permitido em nenhuma das categorias do 32° Ronco do Bugio que se tenha uma música de abertura antes da apresentação da obra concorrente.
INSCRIÇÃO
16. O participante deverá preencher os dados abaixo e anexar os documentos exigidos:
a) Categoria (anexar Certidão de Nascimento se for “FASE LOCAL”);
b) Nome do Responsável:
c) Endereço:
d) E-mail:
e) Telefone/Contato:
f) RG: anexar cópia CPF: anexar cópia
g) Nome da música:
h) Autor da Letra:
i) Autor da Melodia:
j) Em caso de classificação a música poderá ser defendida por: Nome do Intérprete
l) Anexar áudio da música concorrente:
m) Anexar letra da música concorrente:
Anexos do e-mail:
I. Letra da composição em arquivo pdf ou similar;
II. Mp3 da composição;
II. Ficha de inscrição assinada e digitalizada em formato PDF (imprimir, preencher a ficha de inscrição, assinar e digitalizar);
IV. O candidato para inscrição para “Fase Local”, deverá anexar obrigatoriamente comprovante de residência em São Francisco de Paula ou certidão de nascimento para o concorrente que aqui nasceu, mas reside em outra cidade.
17. Em ambas as fases (Local e Geral) somente poderão concorrer músicas cujo ritmo seja o Bugio e versos que abordem a cultura tipicamente gaúcha.
18. Cada compositor, em seu nome ou parceria poderá inscrever quantas composições desejar.
19. Somente serão aceitas composições inéditas, ou seja, músicas que ainda não tenham sido gravadas ou divulgadas comercialmente.
20. Para cada inscrição deve-se enviar 1 (um) e-mail em separado.
21. As 23 (vinte e três) músicas selecionadas, sendo 10 (dez) da Fase Local, 10 (dez) da Fase Geral e 3 (três) Instrumental de Gaita, serão escolhidos pela comissão julgadora serão publicados nas redes e seus respectivos autores contatados pela Comissão Organizadora via e-mail e telefone, informados na inscrição, em até 10 (dez) dias úteis após o final das inscrições.
22. Os músicos poderão defender no máximo 2 composições.
23. Cada intérprete poderá defender apenas 1 composição.
24. Os músicos deverão subir ao palco obrigatoriamente pilchados.
25. É obrigatório que cada concorrente tenha no mínimo 03 (três) músicos no palco para apresentação.
26. A passagem de som, no dia de cada apresentação, será por ordem da produtora, conforme lista preenchida na chegada para a passagem de som.
27. As músicas classificadas serão apresentadas ao público na seguinte ordem:
a) 03 (três) músicas classificadas do “Melhor Instrumental de Gaita”, serão apresentadas por ordem de sorteio no dia 29 de agosto de 2025 (Sexta-Feira);
b) 10 (dez) músicas classificadas para da “Fase Local” serão apresentadas por ordem de sorteio no dia 29 de agosto de 2025, em sequência será informada as 04 (quatro) classificadas para “Fase Geral” que terá sua realização no dia 30 de agosto de 2025 (Sábado);
c) 10 (dez) concorrentes classificadas diretamente para a “Fase Geral” e mais 04 (quatro) da “Fase Local” irão se apresentar conforme ordem estabelecida por sorteio no sábado dia 30 de agosto de 2025.
28. A ordem de apresentação das composições classificadas será definida mediante sorteio.
29. Cada compositor da letra ou da música poderá classificar no máximo duas composições.
AJUDA DE CUSTO:
30. Cada composição Classificada para a “Fase Local” receberá uma premiação no valor líquido de R$1.500,00 (hum mil e quinhentos reais), as 04 (quatro) composições que passarem da “Fase Local” dia 29 de agosto (Sexta-Feira), para concorrer na “Fase Geral” dia 30 de agosto (Sábado) irão receber um valor de mais R$ 500,00 (quinhentos reais).
31. Todas as composições classificadas na “Fase Geral” dia 30 de agosto (Sábado), receberão uma premiação no valor líquido de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
PREMIAÇÃO:
Primeiro lugar: Troféu + R$ 8.000,00 (oito mil reais);
Segundo Lugar – Troféu + R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
Terceiro Lugar – Troféu + R$ 3.000,00 (três mil reais);
Ronco da Terra – Troféu + R$ 3.000,00 (três mil reais);
Melhor Instrumentista – Troféu + R$ 1.000,00 (hum mil reais);
Melhor Intérprete – Troféu + R$ 1.000,00 (hum mil reais);
Música Mais Popular - Troféu + R$ 1.000,00 (hum mil reais);
Melhor Instrumental de Gaita - Troféu + R$ 1.000,00 (hum mil reais);
32. O valor da premiação será pago ao vencedor de cada categoria cadastrado na inscrição, e esse deverá realizar um cadastro através do e-mail compraselicitacaosfp@gmail.com no setor de contratos da Prefeitura Municipal, na Avenida Benjamin Constant, N° 1441, Bairro Cipó, São Francisco de Paula, a partir do primeiro dia útil após o evento.
33. O pagamento será realizado via transferência bancária na conta cadastrada no setor acima mencionado, em até 05 (dias) dias úteis após apresentação no evento.
Para esclarecimento de dúvidas, a organização disponibiliza os contatos:
Telefone (54) 3244-3822
WhatsApp (54) 99968-6335
Maurício Borges
Coordenador de eventos.