noticias Seja bem vindo ao nosso site correiodecaraa.com.br!

Geral

Turismo rural pode ganhar política nacional de incentivo com foco em sustentabilidade e economia local

Geração de emprego e renda, promoção do uso sustentável dos recursos naturais e o fortalecimento das economias locais estão entre as metas

Publicada em 27/04/25 às 06:12h - 22 visualizações

Brasil 61


Compartilhe
Compartilhar a noticia Turismo rural pode ganhar política nacional de incentivo com foco em sustentabilidade e economia local  Compartilhar a noticia Turismo rural pode ganhar política nacional de incentivo com foco em sustentabilidade e economia local  Compartilhar a noticia Turismo rural pode ganhar política nacional de incentivo com foco em sustentabilidade e economia local

Link da Notícia:

Turismo rural pode ganhar política nacional de incentivo com foco em sustentabilidade e economia local
 (Foto: Freepik)

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados deu um passo importante para o fortalecimento do turismo rural sustentável, ao aprovar um projeto de lei que propõe a criação de uma política nacional voltada ao setor. A proposta, relatada pelo deputado Romero Rodrigues (Pode-PB), valoriza a diversidade cultural do campo, promove práticas sustentáveis e busca gerar emprego e renda no interior do país.

O texto aprovado, que reformula o PL 2475/23 do deputado Samuel Viana (Republicanos-MG), amplia o escopo original ao garantir a inclusão de comunidades tradicionais e povos indígenas na construção e operação das atividades turísticas em seus territórios, com respeito aos modos de vida e ao meio ambiente.

Entre as diretrizes previstas estão o desenvolvimento de rotas e trilhas turísticas, capacitação técnica de agricultores e gestores, valorização de saberes populares, promoção da igualdade de gênero e da juventude rural, além da melhoria de infraestrutura para acesso aos atrativos turísticos.

Rodrigues também incluiu no texto a destinação de recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para o turismo rural, sem gerar novos gastos para o governo. Para o relator, a proposta amplia oportunidades no campo e reduz o êxodo rural, ao integrar pequenas propriedades e assentamentos da reforma agrária às cadeias produtivas do turismo.

O projeto já passou pelas comissões de Agricultura e Turismo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado, seguirá para votação no Plenário da Câmara e depois no Senado.



Fonte: Brasil 61


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51)990085855

Visitas: 38535
Usuários Online: 15
Copyright (c) 2025 - correiodecaraa.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!