noticias Seja bem vindo ao nosso site correiodecaraa.com.br!

Cultura

10º ESTEIO DA POESIA - INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE AGOSTO

Publicada em 05/05/25 às 19:17h - 14 visualizações

JAIRO REIS


Compartilhe
Compartilhar a noticia 10º ESTEIO DA POESIA - INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE AGOSTO  Compartilhar a noticia 10º ESTEIO DA POESIA - INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE AGOSTO  Compartilhar a noticia 10º ESTEIO DA POESIA - INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE AGOSTO

Link da Notícia:

10º ESTEIO DA POESIA - INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE AGOSTO
 (Foto: JAIRO REIS)
Poetas de todo o Brasil já podem encaminhar as inscrições de seus poemas inéditos para o 10º Esteio da Poesia Gaúcha, festival promovido pela Prefeitura de Esteio/RS, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e da Diretoria de Comunicação e Eventos.
As inscrições devem ser enviadas até o dia 10 de agosto, exclusivamente pelo e-mail esteiodapoesia@gmail.com.
O autor deve anexar uma cópia do poema e uma Ficha de Inscrição em cada e-mail de inscrição.
10º Esteio da Poesia acontecerá no dia 18 de outubro de 2025às 19h, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), que recebeu as primeiras edições do festival.
Este ano, o Esteio da Poesia terá, também, o Tema Especial Esteio 70 Anos. Entre os 10 poesias a serem selecionadas, haverá dois trabalhos alusivos ao município que completou sete décadas de emancipação política e administrativa em 28 de fevereiro.
A comissão avaliadora do festival será formada por: 
Matheus Costa:  poeta e amadrinhador;
Leandro de Araújo: poeta e declamador ;
Neiton Perufo: declamador que venceu 4 das 9 edições já realizadas do festival.
A lista com os títulos dos poemas classificados, deverá ser publicada até o dia 8 de setembro. 
Os autores das poesias concorrentes, receberão uma premiação, chamada no meio “festivaleiro” de “ajuda de custo”, no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).
Na final do 10º Esteio da Poesia Gaúcha, entre os 10 poemas concorrentes, serão escolhidos os três primeiros colocados nas categorias: Poema, Declamador e Amadrinhador, além do Melhor Trabalho em Palco.
Todos receberão troféus. 

Considerado um dos maiores festivais de poesia do sul do Brasil, o Esteio da Poesia Gaúcha recebeu, no ano passado, 418 trabalhos, encaminhados por 165 poetas de 102 cidades diferentes. Além dos três estados da Região Sul, chegaram poemas oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Amazonas e Amapá.
O poema vencedor foi Depois do Beijo do Rio, de autoria de Bianca Bergmam e Igor Silveira, cujos versos abordam a retomada dos rio-grandenses depois das enchentes do mês de maio de 2024. 

Todos os trabalhos apresentados ao longo da história do Esteio da Poesia Gaúcha e Esteio do Amanhã podem ser conferidos no site poesia.esteio.rs.gov.br , criado pela Diretoria de Comunicação e Eventos em parceria com o setor de Tecnologia da Comunicação.
Letras dos poemas, vídeos com as apresentações e áudios estão disponíveis no portal, assim como informações detalhadas sobre cada uma das edições, como número de concorrentes, poetas participantes e vencedores de cada modalidade.


Reproduzimos a seguir, alguns aspectos do regulamento do 10º Esteio da Poesia:

1. O 10º Esteio da Poesia Gaúcha terá duas modalidade: Livre Regional, com trabalhos que retratem a dinâmica social, usos e costumes, fatos históricos e paisagens do Rio Grande do Sul; e Especial Esteio 70 Anos, voltada para versos que falem de temas relacionados ao Município de Esteio que está completando sete décadas de emancipação política e administrativa.

2. Os trabalhos enviados deverão ser inéditos. Por ineditismo, entende-se que

não devem ter participado da fase final de festivais de poesia, não podem ter sido premiados em nenhum evento e não podem estar editados em livros e CDs.

3. Os poetas poderão concorrer com qualquer número de trabalhos, mas na triagem poderá ser classificado apenas 1 (um) poema de cada autor, individualmente ou em parcerias, com exceção do Tema Especial Esteio 70 Anos, que poderá ser de poeta classificado também para o tema Livre

Regional.

4. Cada declamador poderá defender somente uma poesia na final.

5. O acompanhamento por amadrinhador(es) é obrigatório.

6. Cada amadrinhador poderá defender até 2 (dois) poemas na noite do festival, mas poderá ser premiado em apenas um dos trabalhos.

7. Caso o amadrinhador declame algum dos poemas, ele poderá amadrinhar apenas um outro trabalho.

8. Caso o declamador também seja amadrinhador da própria poesia, ele terá que, obrigatoriamente, ser acompanhado de outro amadrinhador no palco.

9. A ordem de apresentação das poesias concorrentes será inversa à ordem de inscrição.

10. Fica suspenso o pagamento da premiação para o concorrente que ler ou usar de outro tipo de recuso para apresentar o poema. É obrigatório ser decorado.

11. A aparelhagem de som ficará à disposição, no mesmo local, das 11h às 13h, para teste e

ensaios. A passagem de som é obrigatória.

12. Serão contemplados com troféus os seguintes destaques:

Primeiro Lugar Poesia Tema Especial Esteio 70 Anos
Poesia:
Primeiro Lugar
Segundo Lugar
Terceiro Lugar
Intérprete: 
Primeiro Lugar
Segundo Lugar
Terceiro Lugar
Amadrinhador:
Primeiro Lugar
Segundo Lugar
Terceiro Lugar
Melhor Trabalho em Palco


6º Esteio do Amanhã
No mesmo dia 18 de outubro, a partir das 16h, será realizado o 6º Esteio do Amanhã, certame voltado para declamadores e declamadoras na faixa etária de 8 a 16 anos, que devem, obrigatoriamente, interpretar poemas participantes de festivais de poesia como o Esteio e outros do gênero. 
O vídeo com a interpretação do concorrente também deve ser encaminhado até o dia 10 de agosto para o e-mail esteiodoamanha@gmail.com, acompanhado do poema e da Ficha de Inscrição.  
Os selecionados para o festival infantojuvenil receberão uma “ajuda de custo” no valor de R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais).
A relação dos finalistas também será divulgada até o dia 8 de setembro. 
A Comissão Avaliadora selecionará até 5 (cinco) participantes da categoria Mirim (8 a 12 anos) e cinco da categoria Juvenil (13 a 16 anos). 
O campeão e vice-campeão de cada categoria vão ganhar um troféu. Importante destacar que não poderão ser apresentadas poesias que foram declamadas no 5º Esteio do Amanhã.

Reproduzimos alguns aspectos do Regulamento do 6º Esteio do Amanhã:

1. Cada concorrente poderá participar com o envio de até dois poemas, mas apenas um poderá ser selecionado para a final. Solicita-se que o concorrente, inclusive, mande dois poemas, não sendo, entretanto, obrigatório o envio de dois trabalhos.

2. Deverá ser enviada, juntamente com o vídeo da poesia gravada pelo declamador, a ficha de inscrição, disponível no site www.esteio.rs.gov.br , devidamente preenchida e assinada pelo responsável do concorrente.

3. Na gravação, o declamador deverá estar acompanhado de amadrinhador, que não precisa aparecer no vídeo.

4. A duração do poema não deve ultrapassar a 8 (oito) minutos, podendo ser gravação caseira, inclusive através de aparelho celular, devendo a imagem estar na horizontal.

5. O poema a ser declamado deve ser escolhido dentre os que participaram, como finalistas, de

festivais de poesia como Esteio da Poesia, Tertúlia (Santa Maria), Bivaque (Campo Bom), Sesmaria

(Osório), Querência (Caxias do Sul), Tertúlia Maçônica (Porto Alegre), Colheita de Versos (Santa

Catarina), Patrulha Uruguaianense (Santana do Livramento), Seival (São Lourenço do Sul), Sinos do

Verso Gaúcho (São Leopoldo), Pealo (Alegrete) ou outros que sejam possíveis comprovar a participação dos poemas nos mesmos.

6. Não serão selecionados declamadores que interpretarem poemas escritos por integrantes da

Comissão Avaliadora ou que tenham sido declamados no 5º Esteio do Amanhã:

E a Terra não Esqueceu, de Carlos Omar Villela Gomes; 

Bolinhas de Cinamomo, de Carlos Omar Villela Gomes;

Faces, de Jorge Claudemir Soares; 

O Gritador, de Rodrigo Canani de Medeiros; 

A Oração da Guitarra, de Jurema Chaves; 

Último Ato, de Colmar Duarte; 

Ode às Mãos do bem, de Vaine Darde; 

O Livro do Coração, de Matheus Costa; 

O Homem sem Rastro, de Giba Trindade; 

Flores de Maçanilha, de Joseti Gomes.

7. Os declamadores e amadrinhadores terão cinco minutos para fazer a passagem de som, antecipadamente, no dia 18 de outubro de 2025, das 9h às 11h, na mesma ordem de apresentação

dos poemas.

8. Além da ajuda de custo, os dois primeiros colocados em cada categoria, receberão troféus. 


INFORMAÇÕES
Paulo Roberto Vargas
Telefone: (51) 99259-7137
Djalma Pacheco
Telefone: (51) 2700-4350 (Ramal 2122) 
                (51) 99151-3893










ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51)990085855

Visitas: 36487
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2025 - correiodecaraa.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!