A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), sediará no dia 29 de maio, às 19h, uma mesa-redonda sobre preservação e recuperação de patrimônio em situações de desastres climáticos. O evento integra a programação de Educação Patrimonial do projeto de Restauração do Teatro Bruno Kiefer, que tem financiamento do Pró-Cultura, da Sedac.
O encontro marca um ano da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Participam da mesa profissionais de diferentes áreas que atuaram diretamente nas ações de salvamento e recuperação de acervos, obras e espaços danificados durante a inundação.
Mediado por Camila Monteiro Schenkel, professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o evento contará com a participação de quatro especialista: Ana Maria de Souza, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas e diretora da Biblioteca Pública do Estado (BPE), abordará estratégias de preservação de acervos bibliográficos diante das crises climáticas; Doris Couto, coordenadora do Sistema Estadual de Museus à época da enchente, falará sobre o resgate patrimonial em museus e coleções privadas; Eduardo Hahn, diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, relatará as ações da pasta para salvaguarda de acervos e do patrimônio construído; e Fabiene Gama, professora de Antropologia da UFRGS, discutirá a recuperação de acervos fotográficos pessoais atingidos pelas águas.
A mesa-redonda irá promover a troca de experiências e reflexões sobre estratégias de prevenção, mitigação de danos e recuperação de bens culturais em contextos de crise climática, bem como sua relação com a perda de memórias individuais e coletivas.
A participação é gratuita e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.
Serviço
Mesa-redonda sobre preservação e recuperação de patrimônio em situações de desastres climáticos
Quando: 29 de maio (quinta-feira), às 19h
Onde: Sala Sérgio Napp 2 - 3° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada Franca
Projeto de restauração do Teatro Bruno Kiefer
O Teatro Bruno Kiefer, localizado no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), está passando por um processo de restauro. A obra, com financiamento do Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tem duração estimada de seis meses. A reabertura do espaço está prevista para o segundo semestre de 2025, ano em que a CCMQ comemora seu 35° aniversário.
O restauro do Teatro tem projeto assinado por Flávio Kiefer, filho do compositor e musicólogo que dá nome ao espaço, e Joel Gorski. Os arquitetos também são autores do projeto que transformou o antigo hotel Majestic em Casa de Cultura, em 1990. A obra do Teatro, que está sendo executada por empresa especializada, prevê o restauro integral da plateia, incluindo atualizações nas medidas de acessibilidade, melhorias estruturais (substituição de forro, recuperação das tesouras e do telhado), revisão elétrica, modernização do sistema de climatização e qualificação de áreas técnicas. O valor investido nessa etapa é de R$ 1.991.704,49 (um milhão, novecentos e noventa e um mil, setecentos e quatro reais com quarenta e nove centavos).
Projeto Arquitetônico: Kiefer Arquitetos
Execução da Obra: Arquium Construções e Restauro
Gerenciamento: Cardápio Cultural - Gestão de Projetos
Realização: Casa de Cultura Mario Quintana e Associação dos Amigos da CCMQ
Financiamento: Pró-Cultura RS - Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O projeto Restauração do Teatro Bruno Kiefer está sendo realizado com recursos do Pró-Cultura RS, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) - Secretaria da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.