O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), preparou uma programação especial para o encerramento da 14ª Bienal do Mercosul, que tem visitação até o dia 1º de junho. Realizadas em parceria entre os Núcleos Educativos do Margs e da Bienal, as atividades são gratuitas e envolvem uma caminhada com performances poéticas e experimentação artística para crianças, integrando a nova edição do programa público de longa duração “Crianças no Margs”.
As ações dialogam com obras apresentadas na exposição: "Reminiscence" (2025), de Amol K. Patil; “Carnavais na Bienal” (2025), de Froiid; e "Frevo” (s.d.), de Heitor dos Prazeres. Essa última, aliás, integra o acervo artístico do Margs.
Já neste sábado (24/5), a oficina "Os guarda-chuvas de Heitor" trabalhará com as obras de Amol K. Patil, Froiid e Heitor dos Prazeres, apresentando a trajetória dos artistas em formato de conversa lúdica e proporcionando momentos de interação entre os participantes com as peças. Além da necessidade da inscrição das crianças e seus responsáveis a partir deste formulário, é preciso levar um guarda-chuva para participar da atividade.
O evento se iniciará às 15h com uma visita mediada nas Salas Negras do Margs e terá, na sequência, uma atividade prática, na Praça da Alfândega, de customização dos guarda-chuvas, em diálogo com o conteúdo e estilo artísticos das pinturas de Heitor dos Prazeres.
No sábado seguinte (31/5), também às 15h, será realizada uma caminhada com performances poéticas pelo grupo Poetas Vivos, pelos Educativos do Margs e da Bienal. A ação, intitulada “Olhares em percurso: slam, powada e reminiscência”, iniciará no Largo Zumbi dos Palmares e terá continuidade na Ponte de Pedra e na Praça XV, com encerramento no Museu. Há necessidade de inscrição prévia através deste formulário. Em caso de mau tempo, a atividade será suspensa.
A ação contempla um percurso pela cidade de Porto Alegre, no qual, em pontos simbólicos, o grupo Poetas Vivos fará performances e os Educativos proporão atividades pedagógicas. A parte final, no Margs, terá mediação da obra “Reminiscence”, de Amol K. Patil. A proposta é discutir a obra a partir do gênero de poesia indiana Powada com relação ao gênero de poesia Slam. O artista traz discussões sobre classe e castas na instalação presente na 14ª Bienal do Mercosul.
A história de Amon serve como elo da poesia indiana e do Slam. Datado do século 17, seu avô, Gunaji Patil, usava a Powada para questionar o colonialismo britânico e o sistema de castas indiano. Já seu pai, Kisan Gunaji, estendeu essa crítica nas peças teatrais que roteirizou, abordando a marginalização e exploração de grupos sociais como os “Dalits”, considerados “intocáveis”.
O Margs é uma das instituições que integram a tradicional mostra de arte contemporânea, cuja 14ª edição ocorre agora após o adiamento por conta da enchente de 2024. A Bienal reúne obras de 76 artistas de diversos países, em 18 espaços de Porto Alegre e Viamão.
No Museu, o público pode conferir a exposição de oito artistas da Bienal: Amol K. Patil (Índia, 1987), Awilda Sterling-Duprey (Porto Rico, 1947), Froiid (Brasil, 1986), Fyerool Darma (Singapura, 1987), Gretchen Bender (Estados Unidos, 1951 – 2004), Heitor dos Prazeres (Brasil, 1889 – 1966), Nereyda López (Cocama/Tikuna/Peru, 1965) e Özgür Kar (Turquia, 1992).
Serviço
Crianças no Margs - “Os guarda-chuvas de Heitor”
Quando: 24 de maio (sábado), às 15h
Onde: Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Margs (Praça da Alfândega, s/n, Porto Alegre)
Indicação de público: Crianças a partir de 5 anos acompanhadas de responsáveis
Materiais: É necessário levar um guarda-chuva
Inscrições: Vagas limitadas, inscrições através do formulário
Intervenções de Poesia Slam - "Olhares em percurso: slam, powada e reminiscência"
Quando: 31 de maio (sábado), às 15h
Onde: Largo Zumbi dos Palmares
Indicação de público: Livre
Inscrições: Vagas limitadas, inscrições através do formulário