O Lago Guaíba, em Belém Novo, foi tomado por cerca de 50 atletas da natação e do remo neste domingo (23), durante o evento Nade por Árvores, em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia Internacional das Florestas.
Organizado pelo Projeto Nadando Pelos Cartões Postais, em parceria com Sicredi Origens, Savarauto Toyota e Laghetto Hotéis, o evento reuniu nadadores e remadores em um percurso pelo Lago Guaíba. A largada ocorreu às 9h, na Praça José Comunal, em Belém Novo, e contou com participantes de diversas idades, que percorreram trajetos de 500m, 1km, 2km e 3km.
No Desafio de 3km, os atletas Manoel Mância Júnior, com o tempo de 43:31, e Beatrice Gil Dorneles, com o tempo de 53:15, foram os mais rápidos.
O evento reforçou o compromisso do Projeto Nadando Pelos Cartões Postais com a promoção da qualidade de vida e a valorização da orla do Guaíba. Para o organizador, Francismar Siviero, foi um momento de celebração e superação.
Além disso, em uma iniciativa sustentável, a Savarauto Toyota realizará a doação de mudas de árvores nativas, como ipês, pitangueiras e araçás, incentivando os participantes a contribuírem ativamente para a recuperação da vegetação local. As mudas serão distribuídas ao longo das próximas semanas para o Departamento de Limpeza Urbana - DMLU, com orientações sobre o plantio adequado e os benefícios ambientais dessas espécies para a biodiversidade da região.
Com o objetivo de promover o bem-estar físico e ambiental da comunidade gaúcha, o Projeto Nadando Pelos Cartões Postais realiza diversos eventos socioambientais, como a Fuga da Ilha do Presídio, #LimpeoLagoGuaíba e Nade por Árvores.
Entre os apoiadores estavam a Secretaria da Cultura de Porto Alegre, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DMLU, GEMAR Passo da Pátria, GEMAR Seival, Marinha do Brasil, Raia Sul e a Secretaria de Esportes e Lazer de POA.